Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

MUSEU DO OURO - ZENÚ


Cartagena conta com uma filial do mais importante museu colombiano .

Quem vai a Bogotá não deixa de visitar o badalado Museu do Ouro , principal braço cultural do Banco da República e dono de um acervo excepcional de arte pré-hispânica colombiana .

A boa notícia , para quem visita o país , é que esta preciosidade não se restringe à capital . Santa Marta , Armênia , Pasto , Cali , Cartagena e até nossa vizinha Letícia , ao lado da amazonense Tabatinga, dispõem de filiais do Museu , com coleções não menos impressionantes , voltadas para as civilizações e culturas de cada local contemplado .

O PERNA DE CACHORRO já havia mostrado , anteriormente , a sede de Bogotá ( veja no link  : http://pernadecachorro.blogspot.com.br/2010/05/miseo-del-oro.html  ) e agora explora as belas exposições de Cartagena .


Chamado Museo del Oro Zenú , esta unidade contempla , principalmente , a arte e a cultura do povo
de mesmo nome , que habitou o norte da Colõmbia até a chegada dos espanhóis . Hábeis ourives , dominavam as técnicas de escultura (em cera de abelha ) , moldagem em barro e fundição , de forma semelhante às técnicas ainda hoje empregadas pelos dentistas . O museu está localizado em um majestoso palacete , de frente para o Parque Bolívar  , do século XVII, que pertenceu a Pedro de Herédia , o fundador   espanhol de Cartagena .





Além da ourivesaria , os zenús dominavam as técnicas de cerâmica produzindo vasos , utensílios ,adornos e urnas mortuárias , como as da foto acima .




Apesar do calor sufocante da cidade , o museu conta com boa infra-estrutura com salas bem sinalizadas, notas explicativas  e um celestial ar condicionado ,que faz os visitantes quererem prolongar a visita .

O museu (acredite!) não cobra entradas . Mas é aconselhável contratar um dos muitos guias que ficam na recepção ( autônomos) para uma melhor contextualização das coleções  e aproveitamento das visitas . É claro que eles falam o básico do básico , mas é uma cultura tão exótica para nós ,que compensa a presença do guia .



Além de peças da cultura Zenú , o povo Tayrona também é contemplado pelo museu , embora seu acervo principal esteja na Filial de Santa Marta .



A riqueza de detalhes dos trabalhos de ourivesaria impressiona . Pingentes , bastões , peitorais e uma série de adornos e objetos encantam os visitantes .




FAÇA A COISA CERTA : 
MUSEO DEL ORO ZENÚ - CARTAGENA 
Centro, Carrera 4 No. 33-26, Parque de Bolívar.
Telefones. (575) 6600778
Entrada gratuita.
Horarios
Terça a sábados
9 a.m. a 5 p.m.
Domingos y feriados
10 a.m. a 3 p.m.




Nenhum comentário:

Postar um comentário