Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sábado, 14 de maio de 2016

Estação Pasteur /AMIA - O atentado de 1994


Em 18 de Julho de 1994 , um terrível atentado terrorista abalou a Argentina . Um carro bomba foi atirado contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) , no bairro de Balvanera ,resultando em 85 mortos e centenas de feridos .

A história da apuração do crime é marcada por idas e vindas , acobertamento de culpados , conivência de autoridades e até hoje continua sem o esclarecimento definitivo .
A suspeita mais forte aponta para a atuação de membros do grupo Hezbollah ,com a anuência do governo Iraniano , em represália ao cancelamento de um acordo de transferência de tecnologia ao país .

Mais recentemente ,a Argentina ,que possui a sétima maior colonia judaica do mundo , foi abalada novamente pela morte ou suicídio do promotor Alberto Nisman que cuidava do caso .

O PERNA DE CACHORRO não tem competência para entrar no mérito do processo ,mas descobriu um sitio interessante na cidade relacionado ao caso .

Na verdade , ficamos hospedados num hotel (BA Central) ,situado nos fundos da antiga sede da AMIA e, próximo dali , encontramos uma Estação do metrô portenho inteiramente dedicada à memória do atentado e ao protesto contra a impunidade dos culpados .


A antiga estação Pasteur do Subte argentino , situada na avenida Corrientes , foi renomeada "Pasteur -AMIA " e transformada num espaço para reflexão e memória sobre o bárbaro atentado .

Logo na entrada , há uma exposição permanente de fotos mostrando os escombros e as buscas ,após a explosão , além de imagens da antiga Associação . Um enorme quadro luminoso lista também os nomes , de cada uma das 85 vítimas fatais .

Mas é na parte inferior , junto às plataformas de embarque dos trens ,que está a parte mais bonita do memorial. Cerca de 20 dos mais importantes cartunistas e desenhistas argentinos se uniram para criar dezenas de painéis sobre azulejos , mostrando em forma de arte ,a ferida aberta no seio da sociedade nacional pelo crime .Quino (Mafalda) ,Nik (Gaturro) , Maitena( Mulheres alteradas) , entre outros , cobram ,unanimemente , pela apuração dos fatos e o fim da impunidade dos culpados .
Difícil não se emocionar .





Logo na entrada , a memória da vítimas .
De forma respeitosa , os cartunistas mostram sua visão da barbárie

Difícil ficar indiferente .



FAÇA A COISA CERTA - Estação Pasteur -AMIA
Linea B -Metro (Subte) de Buenos Aires
Endereço : Avenida Corrientes esquina com Calle Pasteur

Nenhum comentário:

Postar um comentário